Participe!!!

sexta-feira, abril 05, 2013

Chia... Conheça alguns benefícios.

Reconhecida como um excelente alimento pelos nossos ancestrais, A CHIA, originalmente do México e Colômbia,  fonte de proteínas, fibras dietéticas, vitamina B e minerais.
Assim que chegou ao Brasil, começou fazer parte do cardápio de pessoas que se preocupam com a boa forma física e a perda de peso.




  •  Tem Ação Anti-inflamatória, pois o grão fornece ômega 3. que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.
  •  Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.
  •  Contribui com o controle do diabetes, graças ao grande teor de fibras, ajudando a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós refeições. Essas tornam mais lenta a absorção dos açucares pelo intestino, com isso ajuda e muito a manter a glicemia controlada.
  • Pela quantidade de fibras, também auxiliam o funcionamento regular do intestino.
  • Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscular no  pós treino, por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e a presença de minerais que são perdidos pelo suor.

Como Incluir na no dia-a-dia:

 É possível encontrar a Chia em diferentes formas:

Grãos: preserva as propriedades mais intactas. Pode-se incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em sucos ou água.
Óleo: os ácidos graxos ômega 3 e 6 são preservados, no entanto o teor de fibras fica comprometido. É uma alternativa para temperar a salada ou colocar na sopa.
Farinha: É o produto final da moagem do grão, fonte de ômega 3, fibras e proteínas.
É ainda possível encontrar em flocos e em cápsulas.


É importante enfatizar que a chia deve fazer parte de uma dieta nutricionalmente variada e equilibrada, para que seja possível colher os seus benefícios para a saúde. Como todo alimento, é recomendado que o seu consumo seja parte de um rodízio, no qual haja variação com outras fontes de grãos e sementes.


2 comentários:

  1. Realmente pessoal. Já tem um tempo que consumo a chia e graças a Deus é só benefício. As pessoas que convivem comigo perceberam diferenças em mim, bem sutis penso meu, mas foram elas quem observaram, então nem tem como eu questionar, hehe. Por exemplo: relataram nítido aumento da disposição para as tarefas diárias, questões relacionadas a minha capacidade de memorizar datas e informações e melhora na minha pele. Eu, muito particularmente, posso dizer que melhorou também minhas idas ao banheiro (fibras, né? rs!)

    Obrigado Kadu por este post. Você vem realizando um bom trabalho de incentivo à uma vida mais saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio, Fico feliz em conseguir incentivar aos leitores uma vida saudável.É essa intenção.

      Excluir

Parceria

Clique e Confira

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Viu?

Ofertas

Conheça Essa Loja